Propriedade do fundador de Brasília está totalmente preservada e aberta para visitações
Brasília é um cartão postal arquitetônico rodeado por cartões postais no Entorno. Um deles é a Fazendinha JK, em Luziânia, Goiás. O local é preservado pelo casal de historiadores Rosana e Antônio Henrique Servo e está exatamente como o então presidente Juscelino Kubitschek deixou. Os móveis, as louças e os livros estão na mesma disposição, possibilitando ao visitante uma viagem no tempo.
Entre as preciosidades está uma biblioteca com 1,8 mil livros, alguns com anotações do próprio JK. Também, a mesa de jantar, onde decisões importantes para o Brasil foram tomadas. Ou ainda, a mesa da área externa, a preferida do político para receber amigos e jogar poker, situada pertinho da piscina que traz a inicial JK no formato.
O local de banho é mais uma obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer para o então presidente, assim como a casa, pensada de forma a resgatar a infância. A obra é a única de Niemeyer na área rural, o que, por si só, já valeria a visita. Porém, a experiência é ampliada por um relato histórico minucioso dos anfitriões. Além de contarem detalhes da história do político, eles servem um café coado na hora e um bolo quentinho. Para grandes grupos de visitantes, até um almoço típico mineiro entra no cardápio.
A Fazendinha JK foi tema da entrevista da participação semanal da Secretaria do Entorno do Distrito Federal no Programa “É Só Subindo”, da Sucesso News FM.O quadro visa divulgar as potencialidades do Entorno.
“O interessante é ver que JK sempre foi um homem visionário e de coragem, que mudou a capital do Brasil. Ainda assim, ele tinha essa fazenda em Luziânia para mostrar o tanto que o solo é fértil, isso quando as pessoas ainda não acreditavam no Cerrado”, disse a secretária do Entorno, Caroline Fleury.
Quem quiser ver a entrevista na íntegra, basta acessar o link: https://www.youtube.com/live/k4nMqIza4hU?si=yhi4CHP_wIFSGxzJ
Informações sobre as visitações à Fazendinha Jk são obtidas no @fazendinha_jk ou pelo telefone (61) 99845-9030.
A Hora Municipal do Entorno/*Com informações SEDFGO/Foto: Divulgação